O diagnóstico de intolerâncias na era da consciência alimentar - Synlab

O diagnóstico de intolerâncias na era da consciência alimentar

Publicado por Synlab em 12 de dezembro de 2018
Banner Principal Imagem de fundo seção

Eliminar alimentos que causam hipersensibilidade proporciona uma melhoria notável em um alto percentual de pacientes.

Muitos indivíduos sofrem de intolerância alimentar crônica a determinados alimentos. Estima-se que aproximadamente 20% da população poderá apresentar este tipo de reação.

A intolerância alimentar pode aparecer em qualquer fase da vida, mesmo que a pessoa tenha consumido o alimento causador durante muitos anos. Esta condição é caracterizada por uma reação tardia inflamatória desencadeada pelo trato digestivo.

A retirada dos alimentos da dieta aos quais o indivíduo apresenta anticorpos específicos proporciona uma melhoria significativa na sua sintomatologia, que pode variar desde acne a dores nas articulações. Nestes indivíduos, a exclusão dos alimentos da dieta aos quais apresentam hipersensibilidade (títulos de IgG elevados) proporciona uma visível melhoria em aproximadamente 75% dos casos. Os alimentos podem voltar a ser introduzidos na dieta, de forma gradual, após 6 meses.

Esta reação é muitas vezes confundida com uma alergia alimentar. As alergias alimentares são caracterizadas por uma resposta imediata do sistema imune logo após o consumo do alimento (partícula proteica) ou outras substâncias específicas que desencadeiem toxicidade ao indivíduo. O corpo por sua vez, acreditando ser o alimento uma substância agressora, cria anticorpos contra o mesmo. Elas comumente surgem durante a infância com pequenas chances de desaparecer ao longo do crescimento e desenvolvimento do sistema imunológico da pessoa.

Confundir essas duas condições é normal, afinal, elas podem ser causadas até pelos mesmos alimentos. Entretanto, o diagnóstico diferencial, correto e assertivo, que pode garantir um tratamento clínico eficiente, já é realidade.

Com o avanço da ciência, testes de inovação que possibilitam a análise dos principais alimentos que podem desencadear este tipo de reação imunológica estão cada vez mais acessíveis na vida das pessoas. A identificação do perfil de intolerância por meio de testes que avaliam os principais alimentos relacionados a esse tipo de reação a partir de uma simples amostra de soro tem garantido melhor direcionamento na conduta clínica, proporcionando assim maiores benefícios a vida do paciente.

O A200 do Grupo SYNLAB avalia a resposta do sistema imunológico frente a mais de 200 alimentos da dieta mediterrânea. Com uma simples coleta de sangue é possível saber quais alimentos podem ser potencialmente prejudiciais à sua saúde.

 

Sobre o Grupo SYNLAB

 

O Grupo SYNLAB é líder na prestação de serviços de diagnóstico médico na Europa, disponibilizando uma gama completa de serviços de análise clínica laboratorial a pacientes, profissionais de saúde, clínicas e indústria farmacêutica. Proveniente da união da Labco com a synlab, o novo Grupo SYNLAB é o indiscutível líder europeu em serviços de laboratório médico.

Referências bibliográficas
Zopf Y, Baenkler HW, Silbermann A, Hahn EG, Raithel M. The differential diagnosis of food intolerance. Dtsch Arztebl Int. 2009;106(21):359-69; quiz 369-70; 4 p following 370.

Jian L, Anqi H, Gang L, Litian W, Yanyan X, Mengdi W, Tong L. Food Exclusion Based on IgG Antibodies Alleviates Symptoms in Ulcerative Colitis: A Prospective Study. Inflamm Bowel Dis. 2018 May 16. doi: 10.1093/ibd/izy110. [Epub ahead of print]

Shakoor Z, AlFaifi A, AlAmro B, AlTawil LN, AlOhaly RY. Prevalence of IgG-mediated food intolerance among patients with allergic symptoms. Ann Saudi Med. 2016 Nov-Dec;36(6):386-390.

Conheça o exame Icone Next

Postagens relacionadas

7 de novembro de 2024

Permeabilidade Intestinal: tudo o que você precisa saber sobre a raiz de muitas doenças

A permeabilidade intestinal é uma característica das membranas do trato intestinal…

Continuar lendo Icon Next
24 de outubro de 2024

Tudo o que você precisa saber sobre o SIBO: do diagnóstico ao tratamento

O Supercrescimento Bacteriano no Intestino Delgado (SIBO) foi identificado há…

Continuar lendo Icon Next
26 de setembro de 2024

Microbioma intestinal e depressão: como a saúde do intestino pode impactar a saúde mental

Os transtornos mentais representam um desafio crescente para a saúde…

Continuar lendo Icon Next

Busque no nosso blog

Queremos dividir nossas novidades com você!

Assine nossa Newsletter e receba os conteúdos mais relevantes sobre medicina diagnóstica no mundo.

Obrigado por se cadastrar em nossa Newsletter!

Este E-mail já está cadastrado!

Ocorreu um erro por favor tente mais tarde!

Fale conosco