Tudo que você precisa saber sobre os riscos de Câncer de Próstata e sua avaliação não invasiva.
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer…
Continuar lendoFrente a falta de sintomas clássicos, os exames de triagem para o câncer de próstata têm sido importantes para o diagnóstico precoce. Entre estes, a dosagem sorológica do antígeno prostático específico (PSA), comumente utilizada na prática clínica, passou a ser aprovada como teste de triagem pela FDA em 1994.
No entanto, a introdução do PSA como ferramenta de monitoramento da doença levou à identificação de um aumento significativo da incidência do câncer de próstata no final dos anos 80 e início dos anos 90, atingindo maiores estatísticas em 1992. A mortalidade em decorrência do câncer de próstata apresentou uma diminuição de 40% para 20% em um período de 11 anos.
Além da dosagem de PSA, a etnia e o histórico familiar são também fatores de risco relevantes. O histórico familiar é um indicador fundamental para a avaliação do risco de incidência de câncer de próstata. É estimado um risco relativo 2 vezes maior de desenvolver câncer de próstata para homens com histórico familiar, em comparação a homens sem histórico.
Quando há suspeita de câncer de próstata, a biópsia de tecido ainda é considerada o padrão ouro para o diagnóstico pois cerca de 15% dos homens diagnosticados apresentam valores dentro da normalidade para PSA. Apesar de ser amplamente utilizado no rastreio do câncer de próstata, o PSA pode estar elevado também em outras patologias, incluindo hiperplasia prostática benigna, infecção prostática e infarto prostático (que pode acompanhar a retenção urinária aguda). Portanto, esse teste, por si só, não possui características de excelência para biomarcador no rastreio de câncer de próstata devido à baixa precisão preditiva.
Diante deste cenário, a SYNLAB disponibiliza o teste PHI (ÍNDICE DE SAÚDE DA PRÓSTATA, do inglês Prostate Health Index) – proPSA, que combina a dosagem de PSA total, PSA livre e [2] proPSA, fornecendo o índice de saúde da próstata – PHI. Estudos demonstram que o índice de saúde da próstata apresenta especificidade de 95%, sendo significativamente maior que PSA total e livre e poderá auxiliar na avaliação da necessidade de realização de biópsias em homens com dosagens de PSA total entre 4 e 10 ng/mL.
Sobre o Grupo SYNLAB
O Grupo SYNLAB é líder na prestação de serviços de diagnóstico médico na Europa, disponibilizando uma gama completa de serviços de análise clínica laboratorial a pacientes, profissionais de saúde, clínicas e indústria farmacêutica. Proveniente da união da Labco com a synlab, o novo Grupo SYNLAB é o indiscutível líder europeu em serviços de laboratório médico.
Conheça o exameO câncer de próstata é o segundo tipo de câncer…
Continuar lendo“A detecção precoce do risco para câncer de próstata está…
Continuar lendoTestes não invasivos contribuem para melhora na baixa adesão dos…
Continuar lendo